Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quais as ações do coração e como ele funciona?

      Primeiramente vamos falar como ele age para que assim possamos dizer qual a função do coração. Para entendermos melhor o seu funcionamento e necessário saber suas estruturas anatómicas básicas, o coração possui dois átrios e dois ventrículos sendo eles direito é esquerdo; os átrios se contraem é jogam o sangue para o ventrículo que também se contraem (não ao mesmo tempo) fortemente para mandar sangue para  os pulmões ou para circulação sistêmica, como veremos adiante. 
    
   Existem duas circulações exercidas pelo coração a circulação pulmonar ( pequena circulação) é a circulação sistêmica ( grande circulação), daremos inicio a circulação pulmonar: o sangue rico em CO2 (sangue venoso) sai do ventrículo direito através da árteria pulmonar que distribui o sangue para os pulmões onde ocorre a hematose (troca de gases, o sangue venoso vai passar a ser arterial), o sangue rico em O2 retorna para  átrio esquerdo através das veias pulmonares. lembrando qu nem todas as veias conduzem sangue venoso e nem todas as árterias conduzem sangue arterial. Ex: a árteria pulmonar é as veias pulmonares.  Circulação sistêmica: o sangue rico em O2 sai do ventrículo esquerdo através da árteria Aorta que leva o sangue para os tecidos é retorna através da veia cava superior e inferior para o átrio direito.Veja a figura.




Circulação intrinseca do coração
      Assim como todos os nossos tecidos o coração também precisa de sangue, porém, ele não usa o sangue bombeado, existem ramos que saem da árteria aorta que formam pequenas árterias em forma de coroa, chamadas árterias coronarias que leva sangue arterial para o miocárdio (responsável pela contração do coração). assim como exitem ramos que levam sangue arterial para o miocárdio, existem ramos que trazem sangue venoso do miocárdio, assim chamado de seio coronário (vaso coronário) formado pelas veias pulmonares, veia cava superior e inferior.


Função  cardiaca
 - Débito cardiaco (quantidade de sangue bombeado pelos ventrículos)
 - Frequência cardiaca (contração - batimentos por minutos)
 - Retorno venoso (volta do sangue venoso ao coração)
 - enviar sangue arterial para todos os tecidos (oxigenando todos os tecidos para que assim possam manter as suas funções homeostaticas).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário