Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cartilagem articular

        A cartilagem articular e o resvestimento brilhante dos ossos das articulações. Lesões nesta cartilagem pode ocorrer por traumas, lesões causadas por esforço repetivivo, derivada das atividades de impacto ( Ex: taekwondo). Lesões da cartilagem articular e um problema comum (frequênte) em atletas.
       Como vimos a cartilagem articular e o revestimento brilhoso dos ossos das articulações, ou seja as extremidades dos ossos que se unem para realizar alguma função articular, reduzindo o atrito e aumentando a absorção do choque. A cartilagem e constituida por céluas denominadas CONDRÓCITOS e rodeada por matriz. Os condrócitos produzem a matriz que e composta por colágeno que potrege a cartilagem (o líquido sinovial lubrifica a cartilagem articular, reduzindo o atrito entre elas. A cartilagem articular e o único tecido desprovido de nervos, vascularização e suprimento linfático. A cartilagem articular depende do líquido sinovial para obter nutrientes e oxigênio. O metabolismo e lento. A falta de inervação significa que quando lesionada não se sente dor, a não ser que os tecidos que a rodeiam sejam afetados ( ex: osso). 

Lesão da cartilagem articular
       
       Esse tipo de lesão costuma está relacionado com torções, deslocamento ou contusão da articulação. Elas costumam estar associadas a lesões de ligamentos ou subluxação da articulação. Podem ser causadas também por microtraumas repetitivos. Fraturas que penetram a supefécie da cartilagem articular podem causar defeitos articulares.





Cicatrização e reparo

        Lesões limitadas á cartilagem articular têm pouca capacidade de cicatrização e reparo. Lesões da cartilagem, tanto superficiais de espesura total, podem progredir por causa do desgaste mecânico e do colapso da matriz. O colapso da matriz, por fim causa osteoartrite, uma condição extremamente graves quando as superfícies articulares são lesadas (podendo progredir).


Lesão aguda da cartilagem articular
Sintomas : torção, deslocamento ou contusão da articulação
                inchaço em consequência do derrame ou sangramento
                Dor quando a área é movimentada ou suporta carga.
               Crepitação durante o movimento da articulação.

Tratamento - O atleta deve : resfrir a articulação com gelo
                                           apoiar a articulação com bandagens elásticas
                                           repousar, evitar carga sobre a articulação
                                           elevar o membro
                                           
Lesões crônicas da cartilagem articular
Sintomas : presença de dor e inchaço durante e após a atividade
                "travamento" durante a atividade
                sensibilidade nas linhas articulares afetadas
                
Tratamento: tratamentos conservadores incluem redução ou alteração da atividade, exercícios que melhorem a resistência muscular, propriocepção e antiinflamatórios. o tratamento também pode ser de caso cirúrgico, por isso a importância do acompanhamento médico.

Cartilagem articular ( parte brilhosa do condilo)
                                          



Um comentário:

  1. Muito interessante... Um atleta sofrer com essas lesões hein...

    ResponderExcluir