Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Genuvalgo, Genuvaro no esporte



Genu valgum : deformação do membro inferior caracterizada por um desvio para fora da perna, com medialização do joelho. Genuvalgo envolve as articulações dos joelhos e dos cotovelos, onde, através de observação durante a avaliação postural com o auxílio de raios X em posição frontal, sempre com o indivíduo em posição ortostática (em pé) e em posição anatômica, nota-se que estas articulações tendem para "dentro" de suas linhas medianas, sobrecarregando assim as estruturas laterais das mesmas.

Genu varaum: situação que envolve as articulações dos joelhos e dos cotovelos, onde, através de observação durante a avaliação postural com o auxílio de raios X em posição frontal, sempre com o indivíduo em posição ortostática (em pé) e em posição anatômica, verifica-se que estas articulações tendem para "fora" de suas linhas medianas, sobrecarregando assim as estruturas medias das mesmas.

Possíveis causas : 
- Hipertrofia da musculatura lateral da coxa ( devido esse ser uma possível causa do genuvalgo, e semptre interessante manter um equilíbrio da musculatura)
- Hipotonia da musculatura medial da coxa ( genuvalgo)
- Obesidade ( importante manter o controle de peso)
- Falta de cálcio 
- etc.
- Doença de Blount ( genuvaro)

Obs.: pode se adquiri durante a gestação a infância entre outros; é e onde deve ser notada, para levar a criança, adolescente ou adulto em um especialista para maiores informações, pois podem ser diversos os motivos. Dependendo do caso pode até ser cirúrgico.

No esporte (TAE KWON DO): Observamos que, na maioria dos casos, tanto para genuvaro como o valgo dos joelhos, as oscilações encontram-se associadas às "rotações", que podem ser internas ou externas, tratando-se este fato de uma "torção" que acontece no centro da articulação. No esporte como o Tae kwon do é importante ser dito a não recomendação do esporte para pessoas que a qual tem, um grau muito elevado de genuvaro e valgo, já que o esporte consiste em quase 100% dos movimento realizados com as pernas é consiste em muitas rotações de quadril o que pode se prejudicial a integridade física deste indivíduo. Ex.: alongamento inadequados, alto contado que pode residir em um trauma ou até mesmo uma fratura, rotações forçadas, etc.


5 comentários:

  1. Ah eu ando com os pés bem abertos todo mundo diz que ando quinze pras três siginifica que to normal ? :P

    ResponderExcluir
  2. Bem legal... será que poderia me avaliar depois doutora fisioterapêuta?

    ResponderExcluir
  3. Claro prima, mais receio que não tenha nada, so uns "dedinhos" tortos, o que e natural.

    ResponderExcluir
  4. Rik, creio que você não tenha genuvaro ou valgo, receio que isso seja mania, como por exemplo arrastar o pé, andar com as pernas abertas de mais, colocar o peso do corpo só em uma região da planta do pé. mais aconselho procurar um especialista. procura distribuir o peso do corpo igualmente de ambos os lados sobre a planta do pé.

    ResponderExcluir
  5. Bem ,minhas pernas sempre foi assim de dentro pra fora igual a imagem acima genu valgum , sinto algumas vezez que ela vai deslocar do joelho sera que isso pode acontecer?

    ResponderExcluir