Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)

 Ligamento cruzado anterior (LCA):  é um dos principais ligamentos estabilizadores da articulação do joelho, estendendo-se para dentro da articulação, desempenhando também um importante papel no sentido da propriocepção. Insere-se na parte anterior do platô tibial, estende-se para cima e para posterior e se insere na face medial do côndilo femoral lateral.Comimente é traumatizado e rompido de diversas formas em modalidades esportivas que demandam esforços de torção do joelho ou aqueles que envolvem rápida desaceleração de movimentos. O papel exercido na propriocepção pelo logamento cruzado é tão importante como o controle da articulação como um todo.

As lesões do LCA: ocorrem principalmente durante a prática de desportos como futebol, basquetebol, esqui, tae kwon do etc, nos quais o pé está fixo no chão e a perna e rodada é rodada com o corpo. A ruptura do LCA é uma lesão frequente, invalidante e evolutiva, ocupando o tratamento cirúrgico e a fisioterapia que ocupa um lugar extremamente importante nesses casos.

O tratamento cirúrgico tem apresentado um grande desenvolvimento nos últimos anos, devido ao avanço tecnológico nas alternativas de enxerto e métodos de fixação. O tratamento é realizado através da substituição do ligamento lesado por um enxerto substituto. Este enxerto pode ser uma parte do tendão rotuliano, ou tendões dos isquiotibiais, do próprio paciente ou enxertos de cadáveres (ex.: tendão calcâneano). A sutura directa do ligamento rompido não apresenta bons resultados. O objectivo na cirurgia é colocar o enxerto substituto na localização e tensão ligamento original. O enxerto pode ser fixado através de parafusos, fios, pinos e arruelas.


Obs.: Quando a um rompimento do LCA temos como principais suspeitas: fortes dores, impossibilidade de pisar no chão e não sentir dor ou andar, edema (aumento da articulação), extravasamento deste líquido, presença de hemartrose  aguda é indicadora de lesão do LCA.

7 comentários:

  1. Ain... e dói muito a recuperação dessa cirurgia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz em Fev/2012 a recuperação nos 3 primeiros dias é muito dolorida. Depois tive problema com inchaço na perna, e passei uns 20 dias andando com muleta. Até para tomar banho é complicado. Perdi 7cm da massa muscular da coxa. Mas o mais terrível é a fisioterapia, curvar novamente o joelho como antes só com muita, mas muita dor. O pior de tudo indiscutivelmente é a fisioterapia.

      Excluir
  2. Interessante! agora lendo sobre a lesão no LCA é que torço mais ainda pra não ter essa lesão que deve ser muito ruim sem falar na recuperação demora e o tempo que vai ficar parado se tratando... E parabéns pelo blog ta “show de bola”.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. A não queria mesmo ligamento rompido e péssimo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é...estarei fazendo minha cirurga quinta-feira 17/03/11...torço pra que eu volte a jogar futebol logo enquanto isto fico lendo blogs...e comentários de foruns vendo qual a recuperação da galera

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Evans Torres e gostaria de saber se é possível um lesionado conviver com esse tipo de lesão?O que pode acarretar se a pessoa ficar anos com esta lesão do ligamento cruzado anterior?Estou com essa lesão e para não me ausentar do trabalho por tanto tempo,vivo adiando o procedimento cirúrgico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evans meu nome é Francisco passei 14 anos com o lca rompido operei no dia 6/12/12 vivi tranquilamente sem esportes até o ultimo ano quando fiz a ressonância estava com o joelho em pessimo estado. menisco,luxação,artrite. hoje com 30 dias após a cirurgia já recuperei quase todo o movimento do joelho, vou para a quinta fisio,volto ao trabalho no dia 15/01/13 hoje só me arrependo de não ter feito esta cirurgia antes.. não perca tempo. quanto mais tempo passar pior vai ficando. existe um pouco de dor mas nem se compara com a dor que eu sentia antes da cirurgia. espero ter ajudado. abraços.

      Excluir