Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

Articulações e lesões comuns

O sistema articular é constituído pelas articulações e as articulações são formadas pelo conjunto de estruturas que estabelece a conexão entre duas ou mais peças do corpo humano. A maioria das articulações está relacionada com a produção de movimento. De acordo com o tipo de tecido e a complexidade, de sua estrutura as articulações são classificadas: fibrosas, cartilagíneas e sinoviais. Nas articulações fibrosas e cartilagíneas a movimentação é limitada, já as articulações sinoviais apresenta grande mobilidade. 

Classificação das articulações de acordo com a configuração das faces articulares 


1. esferóide : quando de um lado há uma superfície esférica articulando-se numa cavidade correspondente.Ex.: articulação do ombro(gleno umeral) e articulação do quadril (coxo femural).
2. condilar ou elipsóide: constituída de um lado por face articular saliente, alongada num dos sentidos, que recebe o nome de côndilo, a qual se articula com a cavidade do outro osso.Ex.: articulações metacarpofalangianas e articulações temporomandibular.
3. selar: com superfície côncava em uma direção e convexa em outra, com encaixe recíproco.Ex.: articulação carpometacarpo do polegar.  
4. gínglimo ou dobradiça: possui superfícies cilíndricas e apresenta depressão em carretel em um osso e saliência correspondente no outro.Ex.: articulações interfalângicas e articulação úmero-ulnar.
5. trocóide ou pivô: com faces ósseas semicilíndricas completadas por ligamentos que possibilitam a realização de movimento de rotação ao redor de um eixo longitudinal que segue a direção do eixo longitudinal, do osso que se desloca.Ex.: articulação rádio-ulnar proximal edistal, e articulação atlanto-axial.

Lesões comuns 

As articulações podem sinovias por exemplo podem ser lesadas por entorse, que se caracteriza por um movimento bruco que ultrapassa as limitações normais de mobilidade de uma articulação, pode estar associada a uma lesão parcial ou completa do ligamentos, bem como uma lesão das sinovias.A luxação, que é a perda do contato entre as faces articulares, também acomete as articulações sinoviais, provocando dor, limitação de movimento, deformidade e impotência funcional. Estas articulações são ainda susceptíveis a doenças inflamatórias e degenerativas, respectivamente artrite e artrose. 

luxação 


Artrite: é a denominação atribuída à inflamação das articulações, seja de natureza infecciosa, traumática, reativa, imunológica ou metabólica.

Sintomas básicos:
- dor local
- calor
- rubor (vermelhidão)
- edema (inchaço)
- incapacidade funcional
- movimento repetitivo (levando a inflamação é depois a uma possível artrose)
É um quadro grave, devido a seu poder incapacitante. 

Artrose: no caso da artrose existe uma alteração desegnarativa da articulação decorrente  do desgaste da cartilagem articular, inclusive com comprometimento das extremidades ósseas (osteorartrose).

causas: 
- posturas inadequadas 
- desvios da coluna 
- utilização repetitiva de uma articulação.

ATLETAS 

Atletas de alto rendimento que possui uma carga horária de treino elevada, que faz movimentos forçados além dos limites do corpo é faz movimentos repetitivos diariamente e importante fazer um acompanhamento médico para evitar maiores lesões, que comprometeram seus treino é o seu rendimento.Deve-se ser evitado ao máximo as microlesões. O próprio atleta pode evita-las utilizando orientações básicas como :  colocar gelo após o treino sobre as articulações mais sobrecarregadas, alimentação adequada para que o organismo consiga supri as necessidades do corpo, para que as possíveis lesões não seja por má alimentação, respeitar os intervalos de descanso para o repouso e a recuperação do corpo, sem sobrecarregar, levando-o a uma lesão, etc.








3 comentários: