Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Fascite Plantar


Fáscia plantar é o principal ligamento que percorre a planta e segura o arco do pé, como uma fita larga tensionada do calcanhar até os dedos.



A fascite plantar é um processo inflamatório doloroso na inserção da fáscia plantar junto ao calcâneo.Esse processo inflamatório ocorre por estresse, microtraumatismos  e microrrupturas na interface entre a fáscia e o osso calcaneano, a chamada êntese. As causas são variadas. Nesse local forma-se um constante processo de cicatrização e lesão ao mesmo tempo.

Causas: 
- Alta flexibilidade do arco longitudinal 
- rigidez da musculatura da panturrilha 
- calçados inadequados 
- Obesidade 
- trauma
- impacto repetitivo no esporte
- longas caminhadas 
- esporão do calcânio

No esporte (tae kwon do)

Normalmente em lutas de tae kwon do observamos grande movimentação durante as lutas, envolvendo step é salto (saltitar), especificamente envolvendo os movimentos pé, de: dorsiflexão e flexão plantar. Esses movimentos ocorrem de forma coordenada e rápida em um curto espaço de tempo,  fazendo movimentos repetitivos, levando o atleta a uma possível lesão (em um espaço de tempo não determinado, pois o corpo de cada atleta responde a uma forma diferente). Basicamente o atleta se mantem em flexão plantar (não completamente) realizando movimentos rápidos elevando e descendo o corpo em um curto espaço de tempo ( como mostra a figura abaixo).    

repare no atleta de protetor azul, a forma como ele se mantem  e provavelmente executa esses movimentos rápidos.
O movimento repetitivo que o atleta realiza ao saltitar é somente uns dos motivos que o pode levar a uma lesão de fascite plantar. A dor geralmente surgi como uma pontada, como se algo estivesse penetrando na pele, principalmente ao se levantar da cama, após um período de repouso . A dor e crônica e melhora após a movimentação. sendo reincidente e diária. 

Tratamento :  
Além dos alongamentos a fisioterapia é a principal arma para tratar a fascite plantar. E sempre bom lembrar que mesmo com o uso de anti-inflamatórios  por um curto período, amenizando a dor por alguns dias, isso não quer dizer que a lesão já não exista mais ( e necessário as sessões de fisioterapia, se recomendadas pelo médico). 

Alongamentos





Um comentário:

  1. Porque nenhum médico nunca diz da importância do alongamento ou da fisioterapia? É puro preconceito? Tenho fascite plantar e, nem ortopedistas, nem reumatologistas me indicaram tratamento fisioterápico!

    ResponderExcluir