Pesquisar este blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Osteocinemática

Noções básicas de  osteocinemática (classificação planar da posição e do movimento) ajudaram futuramente a intender e a indentificar os movimentos das articulações e segmentos do corpo (na cinesiologia) .Para definir os movimentos de uma determinada articulação é necessário um ponto de referência (planos anatômicos) . 



Planos Cardeais 

Plano frontal 
o plano frontal e pararelo ao osso frontal e divide o corpo em partes da frente e de trás (como mostra na figura acima, letra B). os movimentos que ocorrem nese plano são definidos como abdução e adução. Abdução é uma posição ou movimento do segmento afastando-se da linha mediana. Adução é uma posição ou movimento aproximando-se da linha mediana. 


Plano Sagital
O plano sagital é vertical e divide o corpo em lados direito e esquerdo (figura A).  Os movimentos  articulares que ocorrem no plano sagital são definidos como flexão e extensão ( se a extesão for além da posição de referência anatômica, ela é chamada HIPEREXTENSÃO.


Plano Horizontal
O plano horizontal ( plano transverso) divide o corpo em partes superior e inferior. Rotações ocorrem neste plano. No braço usamos o termo pronação (rotação interna do antebraço) e supinação ( rotação lateral ).




Nenhum comentário:

Postar um comentário